Em continuidade ao acompanhamento do atendimento às mulheres vítimas de violência sexual, a coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), defensora pública Pollyana Lopes Assunção, se reuniu com a Diretoria-Geral do Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas.
No encontro, realizado nessa terça-feira, 13, Pollyana Assunção esteve com o diretor-geral da unidade hospitalar, Fernando Pinheiro de Mello, e a supervisora do Serviço de Aborto Legal, Janeth Dias Moreira, quando se discutiu sobre o acompanhamento e a avaliação dos serviços prestados no âmbito do Aborto Previsto em Lei (APL), destinados a mulheres vítimas de abuso sexual.
Na ocasião, os gestores apresentaram os protocolos adotados pela Maternidade, esclareceram os procedimentos realizados e ouviram as demandas apresentadas pelo Nudem. Também foram discutidas sugestões para aprimorar o fluxo e os protocolos de atendimento às mulheres.
Segundo a Coordenadora do Nudem, o Núcleo irá atuar para que o serviço seja ampliado para além da Capital. “O objetivo é garantir que todos os 17 hospitais públicos do Tocantins estejam aptos a prestar atendimento adequado e imediato às mulheres vítimas de estupro, ou, ao menos, que esse serviço seja estruturado nos hospitais de porte III, incluindo as unidades de Araguaína e Gurupi, garantindo um atendimento mais célere e humanizado às mulheres do interior”, explicou.