edit Editar esse Conteúdo

Em reunião do Conesp, Nucora e NDDH apontam desafios para atendimentos aos povos indígenas

Publicado em 15/12/2025 08:58
Autor(a): Marcos Miranda/Comunicação DPE-TO
Conesp realizou a última reunião ordinária de 2025 - Foto: João Guilherme Lobasz/Governo do Tocantins

As coordenadoras do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH) e do Núcleo Especializado de Questões Étnicas e Combate ao Racismo (Nucora), da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), defensoras públicas Franciana Di Fátima Cardoso Costa e Letícia Amorim, respectivamente, participaram da 6ª e última reunião ordinária do Conselho Estadual de Segurança Pública (Conesp) de 2025.

A reunião, que teve como temas principais a violência no trânsito e nas comunidades indígenas, aconteceu nessa quinta-feira, 11, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICCE), na região central de Palmas.

Na reunião, as Defensoras Públicas apresentaram um diagnóstico sobre a atuação nas comunidades indígenas e apontaram os principais desafios do atendimento aos povos originários, em razão da falta de infraestrutura, longas distâncias e condições geográficas, principalmente na região da Ilha do Bananal. Além de fatores culturais, linguísticos e financeiros que dificultam o atendimento nas comunidades.

Franciana Di Fátima e Letícia Amorim também levantaram a possibilidade de renovação de um termo de cooperação entre diferentes instituições com o objetivo de facilitar os registros de ocorrências e solicitaram medidas para promover o letramento de agentes de segurança sobre as melhores práticas ao ouvir as vítimas e os autores de crimes. É importante evidenciar que a coordenadora do NDDH, Franciana Di Fátima, atualmente, está na coordenação da Câmara Técnica de Direitos Humanos que está estudando na elaboração do Plano Estadual de Segurança Pública para os Território Indígenas.

A primeira parte da reunião foi presidida pelo secretário executivo do Conesp, delegado Ricardo Real e a segunda pelo presidente do conselho e secretário de Segurança Pública, Bruno Azevedo. (Com informações da SSP-TO)

keyboard_arrow_up