A Defensoria Pública do Estado do Tocantins, por meio do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Gurupi, participou da 10ª Conferência Municipal de Saúde de Gurupi. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde, no auditório da Universidade de Gurupi (Unirg), teve como tema central “Saúde como direito de todos e dever do Estado — Gurupi construindo o SUS do futuro”.
Participou da atividade, que reuniu gestores, profissionais de saúde, instituições públicas, conselhos, usuários do SUS e representantes da sociedade civil, a analista jurídico do Nuamac Gurupi Lucinei Luna.
Segundo o Nuamac Gurupi, a Instituição contribuiu para o debate sobre os desafios estruturais e as necessidades da população, especialmente no que se refere ao acesso universal e igualitário aos serviços de saúde.
A conferência, realizada na sexta-feira última, 12, teve como foco a discussão de quatro eixos temáticos: Gestão e Financiamento do SUS; Atenção Integral e Rede de Cuidado; Controle Social e Participação Popular; e Saúde e Qualidade de Vida.
As propostas elaboradas devem ser encaminhadas para as etapas estadual e nacional.